2020 – Ano de Reinvenção e firmeza de propósitos

O ano 2020 foi um ano de grandes desafios. O mundo foi surpreendido pela constatação de que estamos todos muito mais conectados do que imaginávamos. O espalhamento da COVID19 pelo mundo, nos colocou em um estado de alerta e impôs às escolas uma nova realidade de atuação. Sem poder receber seus alunos nas instalações escolares, educadores de todo o mundo buscaram caminhos para oferecer aos estudantes um ambiente para aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de competências sócio-emocionais para enfrentar esse momento.
Conseguimos ensinar tudo o que previmos para o ano? Sem dúvida, não. Mas ensinamos e aprendemos o que não imaginávmos. O espírito educador de nossas escolas prevaleceu e trilhamos novos caminhos e organizamos novos espaços e rotinas para promover o desenvolvimento de nossos alunos, inspirados pelos ideais da UNESCO.

logo-BOM-JESUS
BOM JESUS SÃO VICENTE

Ação: Compartilhe ensino, doe um celular/computador

A pandemia trouxe uma série de reflexões sobre a vida em comunidade e a necessidade premente de olhar para o outro. Para que os impactos da pandemia se tornassem mais amenos, foi realizada a arrecadação de computadores e celulares usados a serem doados para alunos de uma escola pública local. Assim, alunos sem equipamentos eletrônicos puderam ter acesso as atividades remotas e darem continuidade a seus estudos. Além de ser uma medida sustentável para controlar os danos feitos pelo descaso com esses materiais.

logo-BASTOS-MAIA
COLÉGIO BASTOS MAIA

Ação: Educação para o Aprendizado Intercultural

Para envolver e aproximar as famílias e a escola, realizamos uma vídeo chamada onde os alunos do 4º ano após estudarem com a orientação da professora, explicaram individualmente sobre uma lenda ou história. Eles apresentaram o tema FOLCLORE de forma lúdica, por meio de teatro, encenações, música e receitas, com a participação da família. Este trabalho agregou valores, uniu os familiares em torno do conhecimento, demonstrando que o aprendizado acontece mesmo a distância.

logo-BASTOS-MAIA
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION

Ação: Projeto Peixe Vivo

O Projeto "Peixe Vivo" – do Coral Sion - foi criado em 2020, como um intenso recurso para trabalhar as relações, um caminho para formação e conexão com outras culturas, em tempo e espaço pois a arte incorpora e amplia os conhecimentos.
O vídeo musical desafiou a lógica do isolamento social, celebrou a boa energia e saudade e contou com participação de 80 integrantes das duas sedes do Colégio Nossa Senhora de Sion.
Nosso Peixe Vivo foi emoldurado pela arte de Mondrian, aproximando o racional ao emocional, as retas das imagens com as curvas dos sons.
O lançamento aconteceu no dia 12/8 – Dia Internacional das Artes - nas redes sociais, Instagram e Facebook do Colégio Sion, às 11h! É de arrepiar a sensibilidade.

logo-BASTOS-MAIA
COLÉGIO ESTADUAL PROF ISABEL LOPES SANTOS SOUZA

Ação: Formatura Online dos 3ºs Anos (Ensino Médio)

O ano de 2020 foi desafiador e nos tornou protagonistas em muitas ações. O nosso Colégio esteve o mais próximo possível de nossos alunos, nos demos as mãos numa imensa corrente de carinho e cuidados uns com os outros. Nossa melhor ação está relacionada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, alunos que trilharam uma caminhada linda em nosso Colégio. Em uma ação conjunta, pudemos proporcionar a eles uma belíssima cerimônia de Formatura virtual e pensando nos princípios da Rede PEA/UNESCO (Cultura da Paz e Valorização do Outro), pudemos tornar este final de ano mais significativo, fizemos com que estivessem compartilhando esta imensa alegria com seus familiares e recebendo deles o certificado de conclusão do Ensino Médio, numa atitude de amor ao próximo. Os resultados foram, sem dúvidas, gratificantes e tornaram o nosso ano mais leve.

logo-OPET
COLÉGIO OPET

Ação: Projeto Nome de Turma/Fitossanidade

O projeto Fitossanidade teve como objetivo proporcionar momentos para a reflexão sobre a importância das plantas para o meio ambiente e na vida do ser humano. Intencionou ainda oferecer subsídios para que as crianças conhecessem os cuidados necessários no plantio para que pragas e doenças não se espalhem e não comprometam a saúde humana.

Na Educação Infantil e no 1º ao 5º ano o tema foi articulado ao projeto Nome de turma. Para aproximar o subtema às pesquisas em sala, cada turma de Educação Infantil ao 5º ano escolheu em votação um nome, cujo tema norteou as pesquisas durante o ano. Todas as turmas foram inseridas em uma trilha de aprendizagem (de abril a novembro) organizada em:

  • apresentação do tema
  • escolha do nome de turma
  • pesquisa sobre o assunto em diferentes suportes
  • aulas complementares com profissionais especialistas no assunto
  • registros sobre as pesquisas feitas (feitos via plataforma)
  • produção do padlet da turma (segue QR-code para conhecer parte das produções das turmas)
  • apreciação da mostra em forma de drive thru e mostra virtual
logo-OPET
COLÉGIO OPET

Ação: Mostra do Conhecimento Online

O projeto Fitossanidade teve como objetivo proporcionar momentos para a reflexão sobre a importância das plantas para o meio ambiente e na vida do ser humano. Intencionou ainda oferecer subsídios para que as crianças conhecessem os cuidados necessários no plantio para que pragas e doenças não se espalhem e não comprometam a saúde humana.

No 6º ao 9º ano os estudantes vivenciaram uma trilha de aprendizagem (agosto a novembro) organizada em:

  • apresentação do tema
  • pesquisa sobre o assunto em diferentes suportes
  • aulas complementares com profissionais especialistas no assunto
  • organização das equipes para produção dos trabalhos para a mostra
  • produção das apresentações para a mostra virtual (podcast, vídeos, entrevistas, folders digitais, HQs)
  • apresentação online para toda a comunidade escolar na Mostra do Conhecimento 2020
logo-NOSSA-SENHORA-DA-GLORIA
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA – FRANCISCO BELTRÃO/PR

Ação: Meditação – Quietude diante do caos

Neste tempo de pandemia fomos obrigados a parar. De uma hora para outra tivemos que nos reinventar, lidar com diferentes emoções e sentimentos, muitos deles de medo e insegurança. A fim de auxiliar os alunos e suas famílias neste período de isolamento social o Colégio Nossa Senhora da Glória propôs, com maior intensidade, a realização da meditação. Esta prática contribui para a educação do coração, para um olhar contemplativo da vida e do mundo. Com este exercício possibilita-se a harmonização do corpo, mente e espírito, potencializando o ser humano na sua inteireza.
Para a realização deste momento todas as semanas é disponibilizado nas redes sociais do Colégio meditações guiadas com reflexões que vão de encontro com as diversas realidades do cotidiano e princípios da rede PEA UNESCO. Acreditamos que esses momentos de silêncio e encontro pessoal fomenta o amadurecimento do próprio ser e, consequentemente um olhar mais humanizado para o mundo a nossa volta.

logo-NILZA-TARTUCE
ESCOLA NILZA TARTUCE

Ação: Articulação e Superação

A partir da identificação das necessidades das famílias e alunos durante a pandemia houve a articulação entre as áreas da assistência social, saúde e educação oferecendo subsídios como alimentação, produtos de higiene, apoio emocional e pedagógico. O estabelecimento de parcerias garantiu o recebimento de doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza e prestação de serviço voluntário assim como acompanhamento da saúde mental das famílias em decorrência de todas as mudanças vivenciadas. As famílias atendidas também receberam orientações para plantio de hortaliças e legumes viáveis em suas casas. A ação resultou na promoção de ações para a sustentabilidade e a prática de uma educação holística e transformadora, que orientadas pelas necessidades da comunidade e subsidiadas pelos ODS, potencializam a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

logo-ESCOLA-DA-COLINA
ESCOLA DA COLINA EDUCÃÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Ação: Articulação e Superação

Realizamos um estudo sobre as PANCS (Plantas alimentícias não convencionais), que ocorrem na nossa cidade. Como culminância das investigações realizadas, semeamos no ambiente escolar mudas dessas plantas e na Semana da Criança que aconteceu de 13 a 16/10, elaboramos um kit de atividades inspirados na obra de Rachel Carson “ Uma lenda para o amanhã”. As crianças receberam jogos, brincadeiras, sementes e um vídeo animado com a lenda, que foi adaptada para nossos pequenos!

logo-DEUTSCHE-SCHULE
DEUTSCHE SCHULE CURITIBA - ESCOLA ALEMÃ DE CURITIBA

Ação: Semana do Meio Ambiente

Em 2020, comemoramos a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades nas salas virtuais de aula para nossas alunas e alunos do Fundamental I e II. Como resultado, tivemos lindas expressões artísticas, poemas e produções de texto. Além disso, publicamos diariamente em nossa plataforma de estudos, um desafio da área de meio ambiente para as crianças. A participação foi muito alta!